sábado, 13 de agosto de 2011

Atividade Portugues - 1 º Atividade

1 ª ATIVIDADE – EAD



Curso:
Turma:
Professor: Zoraide Aparecida Cocito
Nota da atividade:
Disciplina:
Data da Atividade:___/___/___
Nome do Aluno:
RM:
Visto.



LEITURA E ENTENDIMENTO DE TEXTO
--------------------------------------------------------------------------

Meu engraxate

É por causa do meu engraxate que ando em plena desolação. Meu engraxate me deixou.

Passei duas vezes pela porta onde ele trabalhava e nada. Então me inquietei, não sei que doenças mortíferas, que mudança pra outras portas se pensaram em mim, resolvi perguntar para o menino que trabalhava na outra cadeira. O menino é um retalho de hungarês, cara de infeliz, não dá simpatia alguma. E tímido o que torna a gente muito combinado com o universo no propósito de desgraçar esses desgraçados de nascença. “Está vendendo bilhete de loteria”, respondeu antipático, me deixando numa perplexidade penosíssima: pronto!Estava sem engraxate! Os olhos do menino chispeavam ávidos, porque sou dos que ficam fregueses e dão gorjeta. Levei seguramente um minuto pra definir que tinha de continuar engraxando sapatos toda a minha vida e ali estava um menino que, a gente ensinando, podia ficar engraxate bom.

ANDRADE, Mário de. Os fìlhos da Candinha. São Paulo, Martins' 1963. P.167

--------------------------------------------------------------------------
 

Responda às questões:

1) No texto acima, há uma parte que, se a isolarmos do texto e fizermos uma interpretaçã0, leva - nos a pensar que o narrador está desolado por ter perdido contato com um garoto ao qual se ligava por laços afetivos. Cite essa parte.

2) Existem duas frases que explicam o porquê da perplexidade penosíssima, (linha 6), da desolação (linha l) da inquietude do narrador (linha 2). Cite essas frases.


3) Cite as expressões do texto que nos levam a entender que o narrador não revelou nenhum sentimento positivo que o levasse a ter uma relação amigável com o outro engraxate.

4) Que expressão do texto nos leva a crer que o narrador estava preocupado com recuperar o serviço que lhe era prestado e não com a pessoa que lhe prestava o serviço?

5) Que atitudes dos engraxates corrobora a interpretação de que a relação entre eles e o narrador era determinada pelo interesse e não pela amizade'?


Desse texto, não se pode inferir, apesar da primeira impressão, que as relações interpessoais sejam pautadas pela amizadeou pelo benquerer.
É preciso ressaltar que, por trás dessa história inventada, existe urn pronunciamento de quem produziu o texto: ao relatar a relação interesseira entre as pessoas, sem dúvida, está desmascarando a hipocrisia e pondo à mostra o egoísmo que se esconde nos sentimentos que umas pessoas dizem ter por outras.




* Atenção: A configuração da pagina não é igual a folha do xerox. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário