sábado, 13 de agosto de 2011

Atividade Portugues - 2 º Atividade

 2 ª ATIVIDADE – EAD



Curso:
Turma:
Professor: Zoraide Aparecida Cocito
Nota da atividade:
Disciplina:
Data da Atividade:___/___/___
Nome do Aluno:
RM:
Visto.









LEITURA E ENTENDIMENTO DE TEXTO



--------------------------------------------------------------------------

Os desastres de Sofia

Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.
O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que. ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:

- Cale-se ou expulso a senhora da sala.

Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar!

Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos. (...)

LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. São Paulo, Ática, 1977. p. 11.

--------------------------------------------------------------------------


Faça a leitura do texto e, para melhor entendê-lo, procure no dicionário o significado de todas as palavras que lhe são desconhecidas.
Relacione todas as palavras selecionadas e transcreva do dicionário o significado de cada uma delas.
A seguir, responda às questões abaixo:



Questão 1

Nas linhas 4 e 5, o narrador afirma que o professor tinha “ombros contraídos’’.

Essa característica, fora do contexto em que está inserida, pode sugerir várias interpretações, como, por exemplo:

- que o professor era velhinho;

- que era frágil fisicamente;

- que era corcunda;

- que era acovardado e submisso às pressões sociais.

Mas, levando em conta o contexto, apenas uma dessas possibilidades contém uma interpretação adequada. Indique qual é essa possibilidade e, com outras passagens do texto, justifique a sua escolha.




Questão 2

Há várias passagens do texto em que o narrador dá a entender que o professor era uma pessoa que tomava atitudes contrárias à sua vontade ou tinha características que não combinavam entre si.

Cite ao menos duas passagens do texto que comprovem essa afirmação.




Questão 3

Segundo o texto, os sentimentos da aluna pelo professor eram ambíguos, isto é, eram sentimentos que se contrariavam.

a) Cite algumas passagens em que se manifesta essa contradição.
b) Qual o motivo dessa ambiguidade?





* Atenção: A configuração da pagina não é igual a folha do xerox. 

Postado por Martenze

Nenhum comentário:

Postar um comentário