segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Atividade Portugues - 3 º Atividade

3 ª ATIVIDADE – EAD
(EAD Referente a 19/08, para ser entregue em 24/08)

Curso:
Turma:
Professor: Zoraide Aparecida Cocito
Nota da atividade:
Disciplina:
Data da Atividade:___/___/___
Nome do Aluno:
RM:
Visto.




LEITURA E ENTENDIMENTO DE TEXTO (Continuação)


--------------------------------------------------------------------------


Os desastres de Sofia ( Continuação do estudo do texto: Os desastres de Sofia)

Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.
O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que. ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
_Cale-se ou expulso a senhora da sala.
Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar!
Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos. (...)
LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. São Paulo, Ática, 1977. p. 11.


--------------------------------------------------------------------------



Questão 4

Na linha 12, o professor diz: “- Cale-se ou expulso a senhora da sala”.
Perante essa explosão, a aluna tem dupla reação.
Procure explicar:

a) Por que se sentiu ferida?
b) Por que se sentiu triunfante?

Questão 5

Nas linhas 12 e 13, a menina diz que amava o professor “com a cólera de quem ainda não foi covarde.’ Tente explicar o significado de ainda nesse contexto.

Questão 6

Segundo o texto, em que consistia a covardia do professor?

Questão 7

Como se sabe, todo texto revela a visão de mundo de quem o produziu. No caso desse texto, pode-se dizer que ele foi produzido para mostrar que:
(a) todo aluno nutre pelo professor um grande afeto e se irrita quando não é correspondido.
(b) todo professor se dedica à tarefa de ensinar com extremo cuidado e prazer.
(c) o professor não tinha mais condições físicas para executar seu trabalho.
(d) a relação professor e aluno é sempre tensa e contraditória.
(e) as condições da vida prática e a necessidade de seguir regras e normas podem levar o homem a reprimir suas emoções










Enviado por e-mail:zcocito@hotmail.com
Para s1letras@hotmail.com, Letras Uniesp
De: Zoraide Cocito (zcocito@hotmail.com)
Enviada: Segunda-feira 15 de agosto de 2011 00:52
Para: s1letras@hotmail.com



Prezados alunos!

Segue anexo arquivo contendo a 3ª Atividade EAD, para as classes do Curso de Letras, referente às aulas de 6ª feira, dia 19/08/2011.
Esclareço que as respostas das questões dadas deverão ser feitas a tinta, em folha de fichário branca, sem desenhos, porém, se preferirem, poderão utilizar papel almaço.
A entrega deverá ocorrer no dia 24/08/2011. O aluno que não respeitar essa data de entrega ficará com ausência nas aulas do dia 19/08/2011.
Abraços,
Profª Zoraide

PS: Trata-se da continuação dos exercícios referentes ao entendimento do texto: " Os desastres de Sofia"

De Zoraide Cocito


* Atenção: A configuração da pagina não é igual a folha do xerox. 
* Obs: Anexo enviado por e-mail a todos os alunos, caso não tenha recebido solicitar atraves dos comentarios ou pessoalmente na sala de aula




Nenhum comentário:

Postar um comentário