quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Panorama da Linguística

LINGUÍSTICA – UM BREVE PANORAMA

Ana Paula C. Zerrener - USP


LÍNGUA: é um instrumento de comunicação, com um sistema de signos específicos aos membros de uma determinada comunidade. Ex. língua portuguesa, língua inglesa, etc.
·         LÍNGUA é social, existe na coletividade;
·         FALA é individual
Através de uma “língua” manifesta-se, exteriormente, a capacidade humana a que chamamos “linguagem”.

LINGUAGEM: capacidade que os homens têm de se comunicar; é um conceito mais amplo que “língua”, pois inclui vários tipos de comunicação, seja através de palavras, símbolos, gestos, etc. A linguagem pode ser:
·         verbal - utiliza-se de palavras, pode ser oral ou escrita (do latim verbalis à de palavras);
·        não-verbal – utiliza-se de imagens, símbolos, sinais, por exemplo: línguas de sinais, uma placa de trânsito,  ® , §, ,
LINGUÍSTICA: em linhas gerais, é o estudo científico da linguagem humana, tomando por base a língua, que é objeto suscetível de classificação.
à Para Saussure a língua é o objeto de estudo da Linguística.

Saussure, 1916, Curso de Linguística Geral à ESTRUTURALISMO

à Dicotomias:
                                                                              SINCRONIA
LANGUE (LÍNGUA)           X
LINGUAGEM                     X                              DIACRONIA
PAROLE (FALA)
Sincronia: estuda a língua em um dado momento, observando, descrevendo e analisando os fatos tais como ocorrem naquele momento;

Diacronia: analisa e estuda a língua em sua evolução através do tempo, seu desenvolvimento e mudanças;

Linguística teórica – elaboração de uma teoria geral da estrutura das línguas para sua descrição;
·         observar à descrever à analisar à gerar hipóteses e teorias à estudar
Linguística aplicada – aplicação das teorias descobertas para fins práticos, principalmente para métodos de ensino de línguas;


Estudos que se ocupam da língua em si:
·         Fonética trabalha com os sons (fones), seus modos de produção e descrição, e o aparelho fonador.
Ex: [ t ] consoante surda, oral, alveolar, oclusiva, explosiva;
·         Fonologiatrabalha com a função e organização dos sons (fonemas);
àem Português há 33 fonemas. /p/, /t/, /k/, /f/, /s/, /ʃ/, /b/, /d/, /g/, /m/, /n/, /ɲ/, /f/, /v/, /s/, /z/, /ʒ/, /l/, /ʎ/, /r/, /ɾ/, /a/, /ã/, /e/, /ẽ/, /ɛ/, /i/, /ĩ/, /o/, /õ/, /ɔ/, /u/, /ũ/;
·         Sintaxetrabalha com os itens lexicais e como esses se organizam na estrutura das sentenças;
·         Morfologiaestuda as formas das palavras de uma língua, sua formação; trabalha com os morfemas;
·         Semântica – trabalha com os sentidos e interpretações dos enunciados;
·         Lexicologiaestudo científico do léxico (repertório de palavras existentes numa determinada língua[1]);
à Linguística (estrutural) na Europa (1ª metade do século XX):
- Wilhelm HUMBOLDT (Alemanha) à Linguística comparativa
- Ferdinand Saussure (Suíça)
- Nikolai Trubetzkoy (Rússia) à Fonologia
- Roman Jakobson (Rússia) à funções da linguagem
- Louis Hjelmslev (Dinamarca) à Semiótica
à Linguística (estrutural) nos Estados Unidos:
- Franz BOAS
- Leonard BLOOMFIELD  (abordagem behaviorista do estudo da língua)
 - Edward SAPIR                
-  Benjamin Lee WHORF                (relação linguagem e pensamento)
à Noam CHOMSKY (1957, Syntactic Structures) quebra o modelo estruturalista ao apresentar a gramática gerativa (conjunto finito de regras que permitem ao falante gerar um número infinito de frases)
à competência: conhecimento que a pessoa tem das regras de uma língua;
à performance: uso efetivo da língua em situações reais;

Estudos que se ocupam da língua envolvendo-a com sua função social (2ª metade do século XX):
·         pragmática
à considera as características da utilização da linguagem;
à 3 filósofos ingleses: AUSTIN, SEARLE, GRICE;

·         sociolinguística
à estuda as variedades linguísticas;

·         psicolinguística
à estuda os comportamentos verbais em seus aspectos psicológicos, a aprendizagem de línguas, os atos de fala relacionados às características psicológicas dos falantes;
·         linguística textual
à Fatores de textualidade: (internos ao texto) CO-TEXTO
o    coesão (jogo de dependência entre as frases)
o    coerência (relações que atravessam o texto de acordo com sua intenção global)

·         análise do discurso
à envolve o contexto;
→ Há três pontos essenciais na análise do discurso:
o    a língua não está presa no interior do sistema;
o    a língua precisa relacionar-se com o contexto cultural;
o    há um envolvimento do locutor que produz as sequências de frases
→ o discurso é uma prática social que se materializa no texto;
Michel Pêcheux, na França, é o fundador da análise do discurso na década de 60, seguido por Eni Orlandi e outros estudiosos no Brasil até os dias atuais. Harris, em 1936, faz considerações importantes sobre análise do discurso.

·         teoria da enunciação
à Partindo das reflexões de estudos para além da frase e considerando significação, contexto situacional e sujeito falante, a teoria da enunciação tem como objeto de estudo, em princípio, o enunciado.
BENVENISTE, DUCROT,
Benveniste (1966) é o fundador desta teoria, na qual passa-se da frase para a enunciação, envolvendo elementos externos ao texto como:
o    aquele que fala, o locutor, o EU
o    aquele a quem o locutor se dirige, o interlocutor, o TU
Há um contexto de situação:
o    o espaço da enunciação, AQUI
o    o tempo da enunciação, AGORA
Ducrot (1980) estabelece a diferença entre frase e enunciado: (Orlandi, p.53)
→ frase é uma unidade linguística abstrata, puramente teórica, um conjunto de palavras combinadas segundo as regras da sintaxe;
→ enunciado é o que um locutor produz e o que um interlocutor ouve;

·         análise da conversação
à examina as interações verbais
·        linguística histórica
à estuda a evolução histórica das línguas;

·         SEMIÓTICA
à A semiótica tem por objeto o texto (→ signo, marca significante) considerando-o a partir de suas relações internas, procurando descrever e explicar o que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz, ou seja, busca a significação. Cabe à semiologia descrever os sistemas de signos.
Hjelmslev dá início à fundamentação deste novo campo e Greimas é um dos mais importantes teóricos da semiótica.
→ e semiótica é uma teoria da significação, que investiga o conteúdo, o sentido das formas;
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à Mikhail BAKHTIN (Marxismo e filosofia da linguagem, Rússia, 1929, sob o nome de VOLOSHINOV; traduzido inicialmente na Europa somente em 1970);
      oposição ao estruturalismo:
-          “subjetivismo idealista” à percepção da língua como atividade mental;
-          “objetivismo abstrato” à língua como sistema de regras passíveis de descrição;
      Considerar a língua como “atividade social” associada às necessidades da comunicação;
      O que importa é a ENUNCIAÇÃO, não o enunciado;
      ênfase na FALA, que é de natureza SOCIAL:
à  condições de comunicação + estruturas sociais
·         Todo signo é IDEOLÓGICO – a fala muda de acordo com as mudanças de ideologias;

Linguística no Brasil:
Os primeiros cursos de Letras no Brasil surgem em:
- 1934, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo;
- 1935, na Universidade do Distrito Federal;
- 1939, na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (RJ) e na Universidade de Minas Gerais;

- em 1962 foi aprovado o currículo mínimo para os cursos de Letras e a disciplina LINGUÍSTICA passa a ser obrigatória;

- Joaquim Mattoso Camara Jr. (que foi aluno de Jakobson nos EUA) ministrou o primeiro curso de Linguística no Brasil, na Universidade do Distrito Federal (1938-39), e depois na Universidade do Brasil (RJ) (1948);

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à Olhando para a linguagem através da Linguística

- Sabe o que o passarinho disse pra passarinha?
- Não.
- Qué danoninho?
(FONOLOGIA: dar no ninho = dá no ninho X danoninho)

O Senna é um ás no volante!
(MORFOLOGIA: ás = substantivo + no = preposição X asno = substantivo)

Perguntaram ao português:
- O que é um homossexual?
- É um sabão para lavar as partes.
(MORFOLOGIA: segmentação – homossexual ou Omo (sabão em pó) + sexual)

- Sua mãe tá aí. Você não vai receber?
- Receber por quê? Por acaso ela me deve alguma coisa?
(SINTAXE: receber VTD e VTDI)

Domingo à tarde, no interior de São Paulo, o avô assiste um programa
de televisão. Seu neto passa por ele e pergunta:
            - Firme?
            O avô responde:
            - Não. Sirvio Santos.
 (SOCIOLINGUÍSTICA: Variação linguística de idade)
 à troca do “L” pelo “R” - rotacismo

Na viagem, a mãe ajuda a filha, que está enjoada. O cavalheiro ao lado pergunta:
- Foi comida?
- Foi, mas vai casar – responde a mãe.
(Semântica: ambiguidade do verbo “comer”)

- Mamãe, que significa a expressão “os opostos se atraem”?
- Significa que você vai se casar com uma mulher bonita, inteligente e de grande personalidade.
(Semântica – inferência)

(Semântica – ambiguidade do verbo “torcer”)



BIBLIOGRAFIA:

 FIORIN, José Luiz. A criação dos cursos de Letras no Brasil e as primeiras
            orientações da pesquisa Linguística universitária. Revista Línguas &   
             Letras, vol. 7, nº 12, 2006. (p.11 – 25) Disponível em:                                                
            http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/887
DUBOIS, J. e outros. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 1978.
MATTOSO CAMARA JR., J. Dicionário de Linguística e Gramática. 16ª ed. 
            Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
ORLANDI, Eni & LAGAZZI-RODRIGUES, Suzi. (orgs) Discurso e Textualidade. 
Campinas: Pontes, 2006.

PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com
Mário A. Perini. ReVEL.Vol. 8, n. 14, 2010.  [www.revel.inf.br].
POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas.
Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.
Weedwood, Barbara; [trad.] Marcos Bagno. História concisa da Linguística.
            São Paulo: Parábola Editorial, 2002.


Date: Thu, 10 Nov 2011 06:31:59 -0200
From: elaine.testoni@bol.com.br
To: martenze@hotmail.com; monylf@gmail.com; euamoestudar2010@yahoo.com.br; iesaletras@gmail.com
Subject: Aula - Linguística - Breve panorama - Ana Paula


"Olá, caros alunos.

Encaminho a aula apresentada pela Ana Paula.

Abraços,
profa. Elaine."




* Atenção: A configuração da pagina não é igual a folha do xerox. 
* Obs: Anexo enviado por e-mail a todos os alunos, caso não tenha recebido solicitar atraves dos comentarios ou pessoalmente na sala de aula











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