sábado, 26 de novembro de 2011

ATIVIDADE DE LINGUISTICA

OBJETIVOS

·         reconhecer a Semântica formal aplicada nos textos em análise, conforme Fiorin (org.) 2010.


1-      Analise os pares de sentenças abaixo e diga se há acarretamento da primeira para a segunda sentença. Justifique suas respostas. (1,0)

a)      O tempo está nublado.
b)      O tempo é de chuva.

c)       Eu fui à fazenda.
d)      Eu fui ao sítio.

e)      O Pedro cozinhou um ovo.
f)       O Pedro ferveu um ovo.

g)      O Ricardo ferveu um ovo.
h)      O Ricardo cozinhou um ovo.

i)        A Cecília viu uma menina correndo.
j)        A Cecília viu uma pessoa correndo.

k)      O Juca ouviu uma pessoa cantando.
l)        O Juca ouviu um homem cantando.

m)    Hoje teve sol.
n)      Hoje fez calor.

o)      O Rui sempre come sobremesa depois do almoço.
p)      O Rui sempre come doce depois do almoço.

q)      O João tirou nota 10 na prova.
r)       Alguém tirou nota 10 na prova.

s)       O João e a Maria são casados.
t)       O João é casado com a Maria.


2-      Examine os pares de sentenças abaixo e diga se eles podem ser considerados paráfrases: (0,5)

a)      Ana emprestou-me um casaco preto.
b)      Eu emprestei de Ana um casaco preto.

c)       O João é o irmão do Thiago.
d)      O Thiago é irmão do João.

e)      Meu primo é dono desta casa.
f)       Esta casa pertence ao meu primo.

g)      Alguns estados brasileiros não são banhados pelo mar.
h)      Nem todos os estados brasileiros são banhados pelo mar.

i)        O Pedro vendeu o livro para um amigo de Joana.
j)        Um amigo de Joana comprou o livro de Pedro.

3-      Verifique os pares de sentenças abaixo e diga se a segunda sentença do par pode ser pressuposta da primeira. Lembre-se que a pressuposição lógica é uma relação que se estabelece quando tanto a verdade quanto a falsidade da primeira sentença implicam a verdade da segunda: (1,5)

a)      O João tirou nota 10 na prova.
b)      Alguém tirou nota 10 na prova.

c)       Foi a Maria que tirou nota 10 na prova.
d)      Alguém tirou nota 10 na prova.

e)      O Luís começou a tocar clarineta.
f)       O Luís não tocava clarineta.

g)      Só o João sabe o caminho para a casa do Marcelo.
h)      Ninguém mais sabe o caminho para a casa do Marcelo.

i)        A Regina continua morando em São Paulo.
j)        A Regina morava em São Paulo.





Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário