OBJETIVOS
· reconhecer a Semântica formal aplicada nos textos em análise, conforme Fiorin (org.) 2010.
1- Analise os pares de sentenças abaixo e diga se há acarretamento da primeira para a segunda sentença. Justifique suas respostas. (1,0)
a) O tempo está nublado.
b) O tempo é de chuva.
c) Eu fui à fazenda.
d) Eu fui ao sítio.
e) O Pedro cozinhou um ovo.
f) O Pedro ferveu um ovo.
g) O Ricardo ferveu um ovo.
h) O Ricardo cozinhou um ovo.
i) A Cecília viu uma menina correndo.
j) A Cecília viu uma pessoa correndo.
k) O Juca ouviu uma pessoa cantando.
l) O Juca ouviu um homem cantando.
m) Hoje teve sol.
n) Hoje fez calor.
o) O Rui sempre come sobremesa depois do almoço.
p) O Rui sempre come doce depois do almoço.
q) O João tirou nota 10 na prova.
r) Alguém tirou nota 10 na prova.
s) O João e a Maria são casados.
t) O João é casado com a Maria.
2- Examine os pares de sentenças abaixo e diga se eles podem ser considerados paráfrases: (0,5)
a) Ana emprestou-me um casaco preto.
b) Eu emprestei de Ana um casaco preto.
c) O João é o irmão do Thiago.
d) O Thiago é irmão do João.
e) Meu primo é dono desta casa.
f) Esta casa pertence ao meu primo.
g) Alguns estados brasileiros não são banhados pelo mar.
h) Nem todos os estados brasileiros são banhados pelo mar.
i) O Pedro vendeu o livro para um amigo de Joana.
j) Um amigo de Joana comprou o livro de Pedro.
3- Verifique os pares de sentenças abaixo e diga se a segunda sentença do par pode ser pressuposta da primeira. Lembre-se que a pressuposição lógica é uma relação que se estabelece quando tanto a verdade quanto a falsidade da primeira sentença implicam a verdade da segunda: (1,5)
a) O João tirou nota 10 na prova.
b) Alguém tirou nota 10 na prova.
c) Foi a Maria que tirou nota 10 na prova.
d) Alguém tirou nota 10 na prova.
e) O Luís começou a tocar clarineta.
f) O Luís não tocava clarineta.
g) Só o João sabe o caminho para a casa do Marcelo.
h) Ninguém mais sabe o caminho para a casa do Marcelo.
i) A Regina continua morando em São Paulo.
j) A Regina morava em São Paulo.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário